segunda-feira, 21 de setembro de 2015

ANALISE DO LIVRO DIDÁTICO



 


CURSO: LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

Disciplina: Estágio Supervisionado em Geografia IV

Profª: Dolores Bastos de Araújo Hayne de Oliveira

Pólo: Euclides da Cunha

Graduanda: Maria da Conceição dos Santos



GEOGRAFIA GERAL E DO BRASIL.
Sene, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil: Espaço geográfico e globalização / Eustáquio de Sene, João Carlos Moreira. – 2. Ed. Reform. – São Paulo: Scipicione, 2013.


A coleção utiliza, em muitos momentos, uma abordagem histórica para a compreensão do mundo atual. Ela apresenta conteúdos e atividades que constituem instrumento importante para a compreensão da relação entre as sociedades e destas com a natureza. Privilegiando o espaço geográfico como espaço organizado, produzido e apropriado pelas sociedades humanas.
É importante que o professor trabalhe com as diferentes linguagens utilizadas para a análise geográfica, permitindo ao aluno lidar com os conceitos e códigos específicos da Geografia e desenvolver habilidades que lhe permitam compreender a organização do espaço.
O enfoque teórico-metodológico do processo de ensino e aprendizagem valoriza os conhecimentos prévios dos alunos, sua participação ativa na elaboração do conhecimento escolar, no desenvolvimento de suas próprias capacidades de aprender e em sua inserção crítica e participativa na sociedade. A perspectiva é incentivar a autonomia e a expressão do pensamento do aluno em seu diálogo com o conhecimento e com o mundo em que está inserido.
A escola tem o importante papel de conferir sentido e significado a esse conjunto imenso de informações, promovendo um processo de reflexão, decodificação, análise e interpretação das informações, além de permitir apropriação pelo aluno das várias modalidades de linguagem presentes nos meios de comunicação. No âmbito da educação escolar, essa situação tem implicado cada vez mais novas e distintas formas de aprender e ensinar. Nesse sentido, é importante assinalar a centralidade do trabalho docente na busca de metodologias e práticas didáticas capazes de permitir apropriação e a socialização do saber – tarefa precípua da escola.
O livro didático tem papel importante nesse processo, sobretudo quando o professor estabelece com ele uma convivência produtiva, em um constante diálogo com a realidade. Isso quer dizer que nenhum material didático por si só é capaz de dar conta de uma aprendizagem requer do professor um exercício permanente de investigação e reflexão sobre sua pratica.
Porém, o livro didático nunca deve ser visto como fonte única ou definidor de todo o curso. O professor pode e deve fazer uso de outros instrumentos ou técnicas pedagógicas, comentadas a seguir: pesquisas em bibliotecas, arquivos ou na internet; trabalhos com jornais e revistas; utilização de vídeos, de maquetes, de computadores, de slides e transparências, de globos e mapas; etc.
De acordo com os PCNs, é imprescindível o convívio do professor com o aluno em sala de aula, no momento em que pretender desenvolver um, pensamento crítico da realidade por meio da Geografia. É fundamental que a vivência do aluno seja valorizada e que ele possa perceber que a Geografia faz parte do seu cotidiano, trazendo para o interior da sala, de aula, com ajuda do professor, a sua experiência.


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