CURSO:
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Disciplina:
Estágio Supervisionado em Geografia IV
Profª:
Dolores Bastos de Araújo Hayne de Oliveira
Pólo:
Euclides da Cunha
Graduanda:
Rudenildes de Souza e Maria da Conceição dos Santos
PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM
GEOGRAFIA IV
ENERGIA E
MEIO AMBIENTE
Sumário
Apresentação
O presente trabalho visa à apresentação de um projeto cujo
tema é Energia e Meio Ambiente. O projeto será efetuado pelas estagiárias:
Maria da
Conceição dos Santos e Rudenildes de Souza do curso de Licenciatura em
Geografia da Universidade do Estado da Bahia-UNEB, para cumprir carga horária
da disciplina de Estagio Supervisionado IV. O citado será executado
no Colégio Estadual Flaviano Dantas do Nascimento localizado na rua Avelino
Tavares, nº 32, centro em Banzaê-Bahia, com os alunos da 3ª série B do Ensino
Médio no turno matutino, na disciplina de Geografia, tendo como regente o
professor Júlio Matos. A turma é formada por 26 alunos, sendo 21 mulheres e 05 homens.
Este projeto busca abarcar tanto a formação do futuro docente como levar uma
contribuição para a realidade do ensino escolar. Diante da necessidade de proporcionar aos
alunos, desenvolver atividades pedagógicas no qual será abordado o citado tema. Como
também com intuito de levar ao público alvo informações que sirvam de
instrumentos de análises referentes ao meio ambiente e a produção de energia,
auxiliando na compreensão e na utilização dos recursos e de sua caracterização
do lugar onde vivemos.
Justificativa
Sabe-se que as mudanças na área da educação e da formação
de licenciados respondem de certa forma, às demandas da própria sociedade que
continua a exigir da escola um ensino que prepare adequadamente indivíduos
competentes para atuarem no mercado de trabalho. Entretanto entende-se que
existe, no interior dessa escola, um caminho profícuo para formar não apenas
mão-de-obra qualificada para atender às necessidades atuais, mas também
cidadãos mais críticos capazes de interagir no meio em que vivem, contribuindo
com a melhoria da qualidade de vida, através da construção de uma sociedade no
qual as discrepâncias sejam menos acentuadas.
Em uma sociedade/comunidade sustentável as pessoas
cuidam das relações que estabelecem uns com os outros, com a natureza e com os
lugares onde vivem. Essa comunidade aprende, pensa e age para construir o seu
presente e o futuro com criatividade, liberdade e respeito às diferenças. O
projeto propõe a realização de ações voltadas à melhoria do meio ambiente e da
qualidade de vida, promovendo o intercâmbio entre a escola e a comunidade, e
contribuir assim para um dia-a-dia participativo, democrático, animado e
saudável. A educação se constitui uns dos principais instrumentos de
transformação de uma sociedade, dessa forma as escolas desempenham papel
fundamental na promoção do ser humano na sua integralidade. Vale ressaltar que
tal processo é de suma importância para a sociedade e desenvolvimento econômico.
Objetivo Geral
Identificar e conhecer as fontes de energias e suas características
fundamentais e desenvolver nos alunos da escola campo a
compreensão do que é energia, seus diversos usos e danos ambientais provocados
por ela.
Objetivos Específicos:
I.
Reconhecer as responsabilidades individuais e
coletivas a esse tema, planejar e promover ações que contribuam para
transformações de qualidade de vida na escola e na comunidade;
II.
Descobrir e incentivar uma nova geração que se
empenhe em contribuir para a solução dos problemas sociais e ambientais;
III.
Criar e fortalecer espaços de debate na escola
sobre os problemas sociais e ambientais da comunidade e perceber como eles se
relacionam com o mundo;
IV.
Reconhecer que há uma diversidade de fontes de
energia e entender as diferenças entre recursos renováveis e não renováveis;
V.
Conhecer as características dos principais tipos de
energia utilizados no mundo.
Identificação
O Colégio Estadual
Flaviano Dantas do Nascimento localizado na rua Avelino Tavares, nº 32, centro
em Banzaê-Bahia, mantido pela Secretaria
Estadual de Educação, criado pela portaria Estadual Nº 2.159/03 de 06 março de 2003,
sendo autorizado pela portaria Nº 015/2011 do Conselho Estadual de Educação em
14 de dezembro de2011.
A
escola tem como diretora a professora Maria Neide Miranda Castro, funcionando
nos três turnos Matutino, Vespertino e Noturno. O Estágio Supervisionado IV
será executado pelas estagiárias Maria da Conceição dos Santos e Rudenildes de
Souza que se realizará no período de 19/08/15 a 08/10/15, na turma da 3ª série
B no turno Matutino, composta por 26 (vinte e seis) alunos dos quais 05 são
meninos e 21 meninas, tendo como professor regente Júlio Matos. Em nível de
população escolar, no presente ano letivo (2015) o Colégio possui uma população
de 533 alunos distribuídos por 15 turmas das quais são cinco na 1ª série, cinco
na 2ª série e cinco na 3ª série, sendo distribuída em três períodos Matutino,
Vespertino e Noturno.
A
escola conta com 22 professores distribuídos pelos diferentes departamentos
curriculares e com 16 funcionários no setor administrativo distribuídos entre
merendeiras 02, zeladoras 04, auxiliares administrativos 03, porteiros 03 e 04
vigias. Em se tratando de infraestrutura a escola conta com:
·
Sala de aulas: 06
·
Laboratório de experiência: 02
·
Laboratório de informática: 01
·
Almoxarifado: 01
·
Depósito: 02, sendo um para armazenar a
merenda escolar e outro para guardar o material de limpeza.
·
Mini biblioteca: 01
·
Banheiros: 05
·
Cantina: 01
Metodologia
A metodologia utilizada para
desenvolver esse projeto junto aos alunos, pressupõe um trabalho dinâmico através
da relação dialógica entre professor- aluno, em especial a concepção
construtivista da aprendizagem. As estratégias a serem utilizadas durante o estágio
serão as que possam desenvolver no aluno uma melhor compreensão dos conteúdos
abordados. A educação se constitui uns dos principais instrumentos de
transformação de uma sociedade, dessa forma as escolas desempenham papel
fundamental na promoção do ser humano na sua integralidade.
Conteúdos
·
Energia: evolução histórica e contexto atual
·
Petróleo
·
O efeito estufa
·
Carvão mineral e gás natural
·
Energia elétrica–
Hidreletricidade,Termeletricidade, Energia atômica, Energia eólica (infográfico)
·
Biomassa
·
Energia e
meio ambiente
·
O consumo de energia no
Brasil
·
Petróleo e gás natural
·
Carvão mineral
·
Energia elétrica – A produção de energia e a
regulação estatal, A crise de energia de 2001 e os “apagões” de 2009 e 2012, A
necessidade de diversificar a matriz energética
·
Os biocombustíveis, Biodiesel– Etanol (álcool)
Referencial Teórico
A Geografia tem como papel investigar o espaço geográfico no intuito de
interpretar, conceituar os processos dialéticos entre os arranjos, sobretudo,
apropriação, modificação e produção deste espaço pelo homem, visto que, o
espaço é formado por um conjunto indissociável, simultaneamente divergente de
sistemas de objetos e sistemas de ações, não considerados isoladamente, mas
como um quadro único na qual se dá a história (SANTOS 2004).
A Revolução Industrial causou grandes danos ambientais,
isto retardou a adoção de técnicas e procedimentos mais sustentáveis. O carvão
mineral foi a principal matéria-prima energética da Revolução Industrial, mas
ele foi perdendo seu espaço desde a descoberta do petróleo em 1859, este foi o
fato mais marcante da trajetória econômica do petróleo ocorreu no século XX, em
meados dos anos cinquenta e final dos anos setenta.
A partir da década de 70, o homem começou a perceber os
impactos gerados por uma maior utilização de combustíveis fósseis como fonte de
alimentação para as máquinas, e o mundo voltou sua atenção para fontes de
energia menos poluidoras, mais eficientes e com menor custo.
Enquanto a população mundial cresce, o petróleo, é um dos
mais importantes combustíveis fósseis vão se escasseando ou tendo suas
características originais transformadas pelo homem, tornando assim as fontes
tradicionais de energia insuficientes para atender às demandas, levando-a a
buscar outras fontes que auxiliem as já existentes, hoje os países tem uma
preocupação muito grande em relação ao petróleo, pois este é uma das bases para
alavancar o desenvolvimento econômico e tecnológico de qualquer país além de
oferecer qualidade de vida as pessoas.
A energia é um insumo imprescindível para o desenvolvimento da economia,
com uma elevada demanda dos processos industriais. O consumo energético cresceu
consideravelmente nos últimos anos decorrente do crescimento industrial, porém
as suas fontes tem sido cada vez mais limitadas. O desafio é suprir a demanda
de energia necessária para o crescimento do mundo com menos impacto ambiental
possível. A busca por fontes alternativas tem sido a solução, devido à
possibilidade de racionamento de energia elétrica e o risco da falta dos
combustíveis fósseis tradicionais (BARTOLI, et al., 2012).
O modelo atual de crescimento econômico tem apresentado diversos
entraves na relação entre o homem e ambiente, em virtude de vários fatores
como: o alto crescimento populacional; os padrões de consumo, em especial dos
países com maior desenvolvimento, que usam grandes quantidades de recursos para
satisfação de suas necessidades; a frequência e intensidade crescente dos
desastres naturais, devido a mudanças climáticas ocasionadas por essa interação
(causando custos humanos e financeiros muito altos) (LAMBERTS, R; SANTOS, et
al.; 2012). A busca por um desenvolvimento sustentável tem a necessidade de
medidas que satisfazem a comodidade humano, a redução do impacto ambiental e
ser economicamente favorável.
Recursos didáticos e Materiais
Humano, livro didático, slides, Datashow, vídeo, papel sulfite, lousa,
recorte de jornais e revista, atividade escritas, mapas, internet, cola,
hidrocor e computador.
Avaliação
A avaliação consistirá na participação de cada um
nas tarefas individuais e coletivas, sendo de forma quantitativa e qualitativa
contínua, acompanhando o desenvolvimento do aluno, avaliando-o nas atividades
cotidianas em sala de aula. No decorrer das aulas, realiza se a verificação dos
alunos quanto aos critérios, como participação e cooperação no grupo.
Cronograma
Meses
|
Dias
|
Agosto
|
19, 20, 26 e 27
|
Setembro
|
02, 03, 09, 10, 16, 17, 23, 24
e 30
|
Outubro
|
01, 07 e 08
|
Bibliografia
Projeto Político
Pedagógico do Colégio Estadual Flaviano Dantas do Nascimento. Unidade
Escolar Estadual, Ensino Médio Banzaê-Bahia, 2015
Geografia Geral e do Brasil - Espaço Geográfico e
Globalização, Editora Scipione. 2ª Edição, 3º Volume Jose
Eustáquio de Sene e João Carlos Moreira, São Paulo,
Editora Scipione.
CAVALCANTI,
Lana de Souza. Geografia e Práticas de Ensino. Goiânia: Alternativa,
2002.
PIMENTA,
Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e
prática. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 1997. p. 21 – 80.
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