segunda-feira, 21 de setembro de 2015

PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA IV




CURSO: LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

Disciplina: Estágio Supervisionado em Geografia IV
Profª: Dolores Bastos de Araújo Hayne de Oliveira
Pólo: Euclides da Cunha
Graduanda: Rudenildes de Souza e Maria da Conceição dos Santos
 




PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA IV

ENERGIA E MEIO AMBIENTE

Sumário

 

Apresentação


O presente trabalho visa à apresentação de um projeto cujo tema é Energia e Meio Ambiente. O projeto será efetuado pelas estagiárias: Maria da Conceição dos Santos e Rudenildes de Souza do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia-UNEB, para cumprir carga horária da disciplina de Estagio Supervisionado IV. O citado será executado no Colégio Estadual Flaviano Dantas do Nascimento localizado na rua Avelino Tavares, nº 32, centro em Banzaê-Bahia, com os alunos da 3ª série B do Ensino Médio no turno matutino, na disciplina de Geografia, tendo como regente o professor Júlio Matos. A turma é formada por 26 alunos, sendo 21 mulheres e 05 homens. Este projeto busca abarcar tanto a formação do futuro docente como levar uma contribuição para a realidade do ensino escolar. Diante da necessidade de proporcionar aos alunos, desenvolver atividades pedagógicas no qual será abordado o citado tema. Como também com intuito de levar ao público alvo informações que sirvam de instrumentos de análises referentes ao meio ambiente e a produção de energia, auxiliando na compreensão e na utilização dos recursos e de sua caracterização do lugar onde vivemos.

 Justificativa


Sabe-se que as mudanças na área da educação e da formação de licenciados respondem de certa forma, às demandas da própria sociedade que continua a exigir da escola um ensino que prepare adequadamente indivíduos competentes para atuarem no mercado de trabalho. Entretanto entende-se que existe, no interior dessa escola, um caminho profícuo para formar não apenas mão-de-obra qualificada para atender às necessidades atuais, mas também cidadãos mais críticos capazes de interagir no meio em que vivem, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida, através da construção de uma sociedade no qual as discrepâncias sejam menos acentuadas.
Em uma sociedade/comunidade sustentável as pessoas cuidam das relações que estabelecem uns com os outros, com a natureza e com os lugares onde vivem. Essa comunidade aprende, pensa e age para construir o seu presente e o futuro com criatividade, liberdade e respeito às diferenças. O projeto propõe a realização de ações voltadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida, promovendo o intercâmbio entre a escola e a comunidade, e contribuir assim para um dia-a-dia participativo, democrático, animado e saudável. A educação se constitui uns dos principais instrumentos de transformação de uma sociedade, dessa forma as escolas desempenham papel fundamental na promoção do ser humano na sua integralidade. Vale ressaltar que tal processo é de suma importância para a sociedade e desenvolvimento econômico.

Objetivo Geral


Identificar e conhecer as fontes de energias e suas características fundamentais e desenvolver nos alunos da escola campo a compreensão do que é energia, seus diversos usos e danos ambientais provocados por ela.

Objetivos Específicos:


      I.        Reconhecer as responsabilidades individuais e coletivas a esse tema, planejar e promover ações que contribuam para transformações de qualidade de vida na escola e na comunidade;

    II.        Descobrir e incentivar uma nova geração que se empenhe em contribuir para a solução dos problemas sociais e ambientais;

   III.        Criar e fortalecer espaços de debate na escola sobre os problemas sociais e ambientais da comunidade e perceber como eles se relacionam com o mundo;

  IV.        Reconhecer que há uma diversidade de fontes de energia e entender as diferenças entre recursos renováveis e não renováveis;
   V.        Conhecer as características dos principais tipos de energia utilizados no mundo.


 Identificação


O Colégio Estadual Flaviano Dantas do Nascimento localizado na rua Avelino Tavares, nº 32, centro em Banzaê-Bahia, mantido pela Secretaria Estadual de Educação, criado pela portaria Estadual Nº 2.159/03 de 06 março de 2003, sendo autorizado pela portaria Nº 015/2011 do Conselho Estadual de Educação em 14 de dezembro de2011.
A escola tem como diretora a professora Maria Neide Miranda Castro, funcionando nos três turnos Matutino, Vespertino e Noturno. O Estágio Supervisionado IV será executado pelas estagiárias Maria da Conceição dos Santos e Rudenildes de Souza que se realizará no período de 19/08/15 a 08/10/15, na turma da 3ª série B no turno Matutino, composta por 26 (vinte e seis) alunos dos quais 05 são meninos e 21 meninas, tendo como professor regente Júlio Matos. Em nível de população escolar, no presente ano letivo (2015) o Colégio possui uma população de 533 alunos distribuídos por 15 turmas das quais são cinco na 1ª série, cinco na 2ª série e cinco na 3ª série, sendo distribuída em três períodos Matutino, Vespertino e Noturno.
A escola conta com 22 professores distribuídos pelos diferentes departamentos curriculares e com 16 funcionários no setor administrativo distribuídos entre merendeiras 02, zeladoras 04, auxiliares administrativos 03, porteiros 03 e 04 vigias. Em se tratando de infraestrutura a escola conta com:
·         Sala de aulas: 06
·         Laboratório de experiência: 02
·         Laboratório de informática: 01
·         Almoxarifado: 01
·         Depósito: 02, sendo um para armazenar a merenda escolar e outro para guardar o material de limpeza.
·         Mini biblioteca: 01
·         Banheiros: 05
·         Cantina: 01

 Metodologia


A metodologia utilizada para desenvolver esse projeto junto aos alunos, pressupõe um trabalho dinâmico através da relação dialógica entre professor- aluno, em especial a concepção construtivista da aprendizagem. As estratégias a serem utilizadas durante o estágio serão as que possam desenvolver no aluno uma melhor compreensão dos conteúdos abordados. A educação se constitui uns dos principais instrumentos de transformação de uma sociedade, dessa forma as escolas desempenham papel fundamental na promoção do ser humano na sua integralidade.

Conteúdos

·         Energia: evolução histórica e contexto atual
·         Petróleo
·         O efeito estufa
·         Carvão mineral e gás natural
·         Energia elétrica– Hidreletricidade,Termeletricidade, Energia atômica, Energia eólica (infográfico)
·         Biomassa
·          Energia e meio ambiente
·         O consumo de energia no Brasil
·         Petróleo e gás natural
·         Carvão mineral
·         Energia elétrica – A produção de energia e a regulação estatal, A crise de energia de 2001 e os “apagões” de 2009 e 2012, A necessidade de diversificar a matriz energética
·         Os biocombustíveis, Biodiesel– Etanol (álcool)

Referencial Teórico


A Geografia tem como papel investigar o espaço geográfico no intuito de interpretar, conceituar os processos dialéticos entre os arranjos, sobretudo, apropriação, modificação e produção deste espaço pelo homem, visto que, o espaço é formado por um conjunto indissociável, simultaneamente divergente de sistemas de objetos e sistemas de ações, não considerados isoladamente, mas como um quadro único na qual se dá a história (SANTOS 2004).
A Revolução Industrial causou grandes danos ambientais, isto retardou a adoção de técnicas e procedimentos mais sustentáveis. O carvão mineral foi a principal matéria-prima energética da Revolução Industrial, mas ele foi perdendo seu espaço desde a descoberta do petróleo em 1859, este foi o fato mais marcante da trajetória econômica do petróleo ocorreu no século XX, em meados dos anos cinquenta e final dos anos setenta.
A partir da década de 70, o homem começou a perceber os impactos gerados por uma maior utilização de combustíveis fósseis como fonte de alimentação para as máquinas, e o mundo voltou sua atenção para fontes de energia menos poluidoras, mais eficientes e com menor custo.
Enquanto a população mundial cresce, o petróleo, é um dos mais importantes combustíveis fósseis vão se escasseando ou tendo suas características originais transformadas pelo homem, tornando assim as fontes tradicionais de energia insuficientes para atender às demandas, levando-a a buscar outras fontes que auxiliem as já existentes, hoje os países tem uma preocupação muito grande em relação ao petróleo, pois este é uma das bases para alavancar o desenvolvimento econômico e tecnológico de qualquer país além de oferecer qualidade de vida as pessoas.
A energia é um insumo imprescindível para o desenvolvimento da economia, com uma elevada demanda dos processos industriais. O consumo energético cresceu consideravelmente nos últimos anos decorrente do crescimento industrial, porém as suas fontes tem sido cada vez mais limitadas. O desafio é suprir a demanda de energia necessária para o crescimento do mundo com menos impacto ambiental possível. A busca por fontes alternativas tem sido a solução, devido à possibilidade de racionamento de energia elétrica e o risco da falta dos combustíveis fósseis tradicionais (BARTOLI, et al., 2012).
O modelo atual de crescimento econômico tem apresentado diversos entraves na relação entre o homem e ambiente, em virtude de vários fatores como: o alto crescimento populacional; os padrões de consumo, em especial dos países com maior desenvolvimento, que usam grandes quantidades de recursos para satisfação de suas necessidades; a frequência e intensidade crescente dos desastres naturais, devido a mudanças climáticas ocasionadas por essa interação (causando custos humanos e financeiros muito altos) (LAMBERTS, R; SANTOS, et al.; 2012). A busca por um desenvolvimento sustentável tem a necessidade de medidas que satisfazem a comodidade humano, a redução do impacto ambiental e ser economicamente favorável.

Recursos didáticos e Materiais


Humano, livro didático, slides, Datashow, vídeo, papel sulfite, lousa, recorte de jornais e revista, atividade escritas, mapas, internet, cola, hidrocor e computador.

Avaliação

 A avaliação consistirá na participação de cada um nas tarefas individuais e coletivas, sendo de forma quantitativa e qualitativa contínua, acompanhando o desenvolvimento do aluno, avaliando-o nas atividades cotidianas em sala de aula. No decorrer das aulas, realiza se a verificação dos alunos quanto aos critérios, como participação e cooperação no grupo.

Cronograma

Meses
Dias
Agosto
19, 20, 26 e 27
Setembro
02, 03, 09, 10, 16, 17, 23, 24 e 30
Outubro
01, 07 e 08

Bibliografia


Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Flaviano Dantas do Nascimento. Unidade Escolar Estadual, Ensino Médio Banzaê-Bahia, 2015
Geografia Geral e do Brasil - Espaço Geográfico e Globalização, Editora Scipione. 2ª Edição, 3º Volume Jose Eustáquio de Sene e João Carlos Moreira, São Paulo, Editora Scipione.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e Práticas de Ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 1997. p. 21 – 80.



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