terça-feira, 29 de setembro de 2015

RELATÓRIO DE PROJETO AULA DE CAMPO

MARIA DA CONCEIÇÃO DOS SANTOS
RUDENILDES DE SOUZA






GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA E O MEIO AMBIENTE



Projeto de Aula de Campo apresentado como requisito avaliativo na disciplina Estágio Supervisionado em Geografia IV do Curso de Licenciatura em Geografia na Universidade do Estado da Bahia.
Orientadora:Dolores Bastos




Euclides da Cunha – BA
Setembro - 2015




SUMÁRIO






TEMA:

Geração de energia elétrica e o meio ambiente

INTRODUÇÃO


            O relatório a seguir é uma síntese de um trabalho de campo realizado no dia 26 de setembro de 2015. Onde as estagiárias Maria da Conceição dos Santos e Rudenildes de Souza, junto com o professor Júlio Matos dos Santos  da disciplina de Geografia, organizaram um roteiro de uma aula prática, sobre produção de energia elétrica na CHESF de Paulo Afonso. Através do mesmo os alunos do 3º ano B do Ensino Médio do Colégio Estadual Flaviano Dantas do Nascimento, tiveram o privilégio de conhecer de perto a CHESF (Companhia Hidrelétrica do São Francisco) localizada na cidade de Paulo Afonso, formado pelas usinas de Paulo Afonso I, II, III, IV, que produz 4.279,6 megawatts de energia, gerada a partir da força das águas da Cachoeira de Paulo Afonso, um desnível natural de 80 metros do rio São Francisco. Sendo assim, este complexo hidrelétrico tem a maior capacidade instalada dentre as usinas do Brasil, portanto, através da aula realizada, foi possível enriquecer ainda mais os nossos conhecimentos a respeito da geração de energia.

OBJETIVO GERAL

Elaborar um roteiro eficiente, que norteie a forma da geração e distribuição de energia elétrica desde a fonte geradora, o transporte até a subestação na usina de Paulo Afonso.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS


·         Desenvolver no discente interesse através de aulas práticas de Geografia e de acordo com a realidade contextual do aprendizado escolar.
·         Observar como ocorre o processo de distribuição e evolução da energia elétrica.


JUSTIFICATIVA

             
              A proposta da aula de campo é transcender os limites da sala de aula explorando a sensibilidade do contato direto dos alunos com os aspectos naturais do ambiente. Além disso, a aula de campo permite o estudo de situações que, apenas em ambiente escolar, seriam inviáveis de serem assimiladas.

METODOLOGIA

O presente relatório foi elaborado com base nas informações coletadas pelos discentes que analisaram como ocorre a geração de energia elétrica como uma forma de registrar as atividades, avaliando a qualidade na apresentação do mesmo e o impacto deste na formação acadêmica.

 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Inicialmente analisou-se que na barragem, há uma tubulação que permite, sob controle, a vazão da água da represa. Ao entrar nessa tubulação, a água converte boa parte de sua energia potencial em energia cinética e faz girar uma turbina (formada por uma série de pás ligadas a um eixo, que é ligado ao alternador). Após passar pela turbina e forçar sua rotação a água ainda apresenta energia potencial suficiente para seguir, nível abaixo, o antigo leito do rio. O eixo dessa turbina está acoplado ao eixo de um alternador (equipamento responsável em transformar a energia mecânica em energia elétrica). Observou-se que uma hidrelétrica é formada pela barragem, canal, turbina, gerador, transformador e linhas de energia, como também as partes que formam as turbinas hidráulicas que são: caixa espiral, pré-distribuidor, distribuidor, rotor e eixo, tubo de sucção e alternador, cada uma com sua função específica.
·         Caixa espiral é uma tubulação de forma toroidal que envolve a região do rotor.
·         Pré-distribuidor a sua finalidade é direcionar a água para a entrada do distribuidor.
·         Distribuidor é composto de uma série de palhetas móvel, acionado por um mecanismo hidráulico montado na tampa da turbina (sem contato com a água).
·         Rotor e eixo é o rotor da turbina onde ocorre a conversão da potência hidráulica em potência mecânica no eixo da turbina.
·         Tubo de sucção é o duto de saída da água, geralmente com diâmetro final maior que o inicial, desacelera o fluxo da água após esta ter passado pela turbina, devolvendo-a ao rio parte jusante da casa de força.
·         Alternador no alternador, a energia mecânica é transformada em energia elétrica, à semelhança de um dínamo. O alternador é caracterizado por um valor p, que define o número de pares de pólos existentes no alternador.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

             
              Diante de todas as informações obtidas concluímos que o processo de desenvolvimento socioeconômico tem um impacto direto sobre o meio ambiente, com consequências que muitas vezes se refletem de forma negativa e em determinados grupos sociais de forma mais pronunciada. Os projetos de infraestrutura para energia elétrica, embora sejam planejados para benefício direto da sociedade, também causam impactos negativos significativos sobre o meio ambiente e às populações próximas aos empreendimentos.
Os impactos de uma usina hidrelétrica sobre o meio ambiente, bem como os efeitos do uso dos recursos naturais em suas áreas de influência, têm diversas magnitudes e abrangências. Os elementos de projeto potencialmente causadores de impacto ambiental ocorrem nas fases de planejamento, construção, enchimento do reservatório, desativação do canteiro de obras e operação do empreendimento.
As vantagens em se construir uma hidrelétrica é que ocorre a transformação limpa de recursos naturais, a inexistências de resíduos poluentes, matéria prima (água) agregada à usina, proporciona irrigação, amortecimento de cheias, navegação, entre outros. No entanto como desvantagem tem a construção cara e demorada, necessidade de inundações, alagamento de florestas, como também promove a extinção de espécies e alteração do meio ambiente.
Os impactos ambientais previstos devem ser demarcados no tempo, de forma a permitir que as medidas mitigadoras ou compensatórias possam ser implementadas no momento adequado. Entretanto a visita a CHESF de Paulo Afonso ampliou os nossos conhecimentos, tanto dos discentes como de nós estagiárias. De acordo com os dados coletado e referencial teórico constatou-se que energia elétrica é o resultado da transformação da energia mecânica em energia elétrica por meio de maquinários que potencializam essa transformação de forma eficiente e econômica. Verificou-se também, o compromisso da empresa CHESF em manter as unidades de transformação de energia em boas condições funcional e aparente de maneira a estarmos convictos da sua responsabilidade e do dever cumprido, sobretudo por estar lidando com produto imperioso para saúde humana.

REFERÊNCIAS

CHESF. Disponível em: http://www.chesf.gov.br/acompanhia_pesquisaedesenvolvimento.shtml>.
ENCICLOPÉDIA DAS USINAS HIDRELÉTRICAS. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Usina_hidrel%C3%A9trica>. Acesso em 10 de novembro de 2009.
GERAÇÃO DE ENERGIA. Disponível em: <em:<http://www.infoescola.com/energia/usina-hidreletrica>.













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