segunda-feira, 21 de setembro de 2015

TEXTO: DIFERENÇA ENTRE O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO




CURSO: LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Disciplina: Estágio Supervisionado em Geografia IV
Profª: Dolores Bastos de Araújo Hayne de Oliveira
Pólo: Euclides da Cunha
Graduanda: Rudenildes de Souza e Maria da Conceição dos Santos
 

AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE A PROPOSTA DE ENSINO DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

 As diferenças no Ensino de Geografia no Ensino Fundamental e Médio se diferenciam principalmente pela capacidade cognitiva dos alunos que compõe estes segmentos escolares. A Geografia compõe o currículo do ensino fundamental e médio e deve preparar o aluno para: localizar, compreender e atuar no mundo complexo, problematizar a realidade, formular proposições, reconhecer as dinâmicas existentes no espaço geográfico, pensar e atuar criticamente em sua realidade tendo em vista a sua transformação.
 O PCN de Geografia mostra que o Ensino Fundamental de crianças e de adolescentes, desde as primeiras etapas da escolaridade, deve ter como objetivo mostrar ao aluno que cidadania é também o sentimento de pertencer a uma realidade em que as relações sociedade e natureza formam um todo integrado do qual ele é membro participante, afetivamente ligado, responsável e comprometido historicamente com os valores humanístico
SEGUNDO CICLO (Fundamental II) Nos Anos finais, o estudo da Geografia deve abordar principalmente as diferentes relações entre as cidades e o campo em suas dimensões sociais, culturais e ambientais e considerando o papel do trabalho, das tecnologias, da informação, da comunicação e do transporte. O objetivo central é que os alunos construam conhecimentos a respeito das categorias de paisagem urbana e paisagem rural, como foram constituídas ao logo do tempo e ainda o são e como sintetizam múltiplos espaços geográficos.
No ensino médio a Geografia está relacionada com as múltiplas possibilidades de ampliação dos conceitos da ciência geográfica, além de orientar a formação de um cidadão no sentido de aprender a conhecer, aprender a fazer aprender a conviver e aprender a ser, reconhecendo as contradições e os conflitos existentes no mundo. Seu objetivo é compreender a dinâmica social e espacial, que produz, reproduz e transforma o espaço geográfico nas diversas escalas (local, regional, nacional e mundial). As relações temporais devem ser consideradas tendo em vista a historicidade do espaço, não como enumeração ou descrição de fatos que se esgotam em si mesmos, mas como processo de construção social.

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