CURSO:
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Disciplina:
Estágio Supervisionado em Geografia IV
Profª:
Dolores Bastos de Araújo Hayne de Oliveira
Pólo:
Euclides da Cunha
Graduanda:
Rudenildes de Souza e Maria da Conceição dos Santos
AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE A
PROPOSTA DE ENSINO DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
As diferenças no Ensino de
Geografia no Ensino Fundamental e Médio se diferenciam principalmente pela
capacidade cognitiva dos alunos que compõe estes segmentos escolares. A
Geografia compõe o currículo do ensino fundamental e médio e deve preparar o
aluno para: localizar, compreender e atuar no mundo complexo, problematizar a
realidade, formular proposições, reconhecer as dinâmicas existentes no espaço
geográfico, pensar e atuar criticamente em sua realidade tendo em vista a sua
transformação.
O PCN de Geografia mostra que o Ensino
Fundamental de crianças e de adolescentes, desde as primeiras etapas da
escolaridade, deve ter como objetivo mostrar ao aluno que cidadania é também o
sentimento de pertencer a uma realidade em que as relações sociedade e natureza
formam um todo integrado do qual ele é membro participante, afetivamente
ligado, responsável e comprometido historicamente com os valores humanístico
SEGUNDO CICLO (Fundamental
II) Nos Anos finais, o estudo da Geografia deve abordar principalmente as
diferentes relações entre as cidades e o campo em suas dimensões sociais,
culturais e ambientais e considerando o papel do trabalho, das tecnologias, da
informação, da comunicação e do transporte. O objetivo central é que os alunos
construam conhecimentos a respeito das categorias de paisagem urbana e paisagem
rural, como foram constituídas ao logo do tempo e ainda o são e como sintetizam
múltiplos espaços geográficos.
No ensino médio a Geografia
está relacionada com as múltiplas possibilidades de ampliação dos conceitos da
ciência geográfica, além de orientar a formação de um cidadão no sentido de
aprender a conhecer, aprender a fazer aprender a conviver e aprender a ser,
reconhecendo as contradições e os conflitos existentes no mundo. Seu objetivo é
compreender a dinâmica social e espacial, que produz, reproduz e transforma o
espaço geográfico nas diversas escalas (local, regional, nacional e mundial).
As relações temporais devem ser consideradas tendo em vista a historicidade do
espaço, não como enumeração ou descrição de fatos que se esgotam em si mesmos,
mas como processo de construção social.
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