segunda-feira, 21 de setembro de 2015

HALL DE CONTEÚDOS DE REGÊNCIA DE CLASSE






CURSO: LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Disciplina: Estágio Supervisionado em Geografia IV
Profª: Dolores Bastos de Araújo Hayne de Oliveira
Pólo: Euclides da Cunha
Graduanda: Maria da Conceição dos Santos



HALL DE CONTEÚDOS QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE O ESTÁGIO


Tema: Energia e Meio Ambiente

Introdução

O espaço geográfico é uma combinação de elementos da natureza, do meio técnico e do meio tecnocientífico. Atualmente, o espaço geográfico diferencia-se muito menos em função das suas características naturais do que das condições técnicas e organizacionais presentes em cada área.  Desde os primórdios, a relação entre as sociedades e a natureza é medida pelos sistemas técnicos. O desenvolvimento tecnológico caminha no sentido de ampliar as necessidades sociais e os meios técnicos para a incorporação de novos recursos, transformando continuamente elementos da natureza em recursos naturais.
Esse hall de conteúdo foi desenvolvida conforme o planejamento curricular anual da disciplina de geografia da turma da 3ªsérie “B”, turno matutino, do ano letivo de 2015,retirado do livro didático: Geografia Geral e do Brasil - Espaço Geográfico e Globalização, autoria de José Eustáquio de Sene e João Carlos Moreira da Editora Scipione. 2ª Edição, 3º Volume, São Paulo, Editora Scipione,onde serão apresentados durante a regência de classe da estagiária Maria da Conceição dos Santos da disciplina de Estagio Supervisionado em Geografia IV- Ensino Médio.

Unidade II – Energia e Meio Ambiente
Capítulo 3: A Produção Mundial de Energia (página 56).
·         Energia: evolução histórica e contexto atual (página57)
·         Petróleo (página 59)
·         O efeito estufa (página 144)
·         Carvão mineral e gás natural (página 63)
·         Energia elétrica (página 65) – Hidreletricidade, 65, Termeletricidade, 66, Energia atômica, 67, Energia eólica (infográfico),70, Biomassa, 72, Energia e meio ambiente, 74
Capítulo 4: A Produção de Energia no Brasil (página79).
·         O consumo de energia no Brasil (página 80)
·         Petróleo e gás natural (página 81)
·         Carvão mineral (página 85)
·         Energia elétrica (página 86) –A produção de energia e a regulação estatal, 86, A crise de energia de 2001 e os “apagões” de 2009 e 2012, pag.89, A necessidade de diversificar a matriz energética, 90
·         Os biocombustíveis, 93, Biodiesel, 93 – Etanol (álcool), 94


JUSTIFICATIVA

Através desses conteúdos, os alunos poderão compreender como funciona uma demanda mundial que busca por recursos energéticos, seja ele de origem renovável ou não renovável. O objetivo em estudar a produção de energia é a conscientização dos novos recursos que não agridem a natureza e de certa maneira a longo prazo torna-se mais barata. A energia limpa retirada da natureza não favorecem as grandes potências mundiais, que já estão ligadas a recursos energéticos que dão lucros e favorecem o crescimento das economias capitalistas, são essas empresas que não estão pensando no futuro do planeta e sim em seu próprio lucro.

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